PROGRAMA E-TUTOR

MAIS VALIAS DESTE CURSO

  • 100% DE AULAS ON-LINE
  • 15 HORAS DE FORMAÇÃO SÍNCRONA
  • 60 HORAS DE TUTORIA ESPECIALIZADA 
  • EXPLORAÇÃO DE FERRAMENTAS DE CRIAÇÃO DE E-CONTEÚDOS 
  • CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS NO MOODLE
  • METODOLOGIA DE FORMAÇÃO ATIVA, BASEADA NO "APRENDER FAZENDO"
  • INVESTIMENTO DEDUTÍVEL EM IRS
  • CERTIFICADO EMITIDO VIA SIGO

 

 

ENQUADRAMENTO

A Formação à Distância, nomeadamente o E-Learning, requer dos/as formadores/as um conjunto de novas competências digitais e uma abordagem inovadora e distinta do processo formativo. 

De acordo com as orientações da Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), as entidades formadoras que promovam formação à distancia, devem assegurar que os/as formadores/as possuem experiência mínima de 1 ano ou formação específica para o efeito.

É neste contexto que surge o novo Curso "E-Tutor, Especialização Pedagógica em Formação à Distância", dinamizado 100% on-line, combinando 15 horas de formação síncrona e 45 horas de auto-estudo.

Esta formação pretende dotar os/as participantes de competências técnicas e pedagógicas na formação à distancia, especialmente no regime e-leraning, explorando ferramentas de edição de imagem, vídeo e audio e dinamização de aulas síncronas e assíncronas.

Serão igualmente abordadas e exploradas as plataformas colaborativas de aprendizagem, com destaque para o Moodle, por forma a que no final da formação esteja apto/a a planear, conceber, dinamizar e avaliar um curso em e-learning.

 

DESTINATÁRIOS: Formadores; Professores e outros profissionais de educação e/ou formação que pretendam dinamizar formação à distância.

 

 

ÁREA DE FORMAÇÃO: 146 EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE FORMADORES

 

FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO:  ON-LINE

 

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS:

No final desta formação os/as participantes serão capazes de:

  • Gerir a relação pedagógica em contextos de formação à distância, promovendo a interação, criatividade, motivação e aprendizagem colaborativa.
  • Configurar uma intervenção formativa, recorrendo à plataforma Moodle, cumprindo todas as etapas do ciclo formativo, desde o planeamento, conceção, execução e acompanhamento / avaliação da mesma.

 

 

CONTEÚDOS:

 

I. FORMAÇÃO À DISTÀNCIA & E-LERNING: CONCEITOS & PERSPETIVAS (4 horas)

  • A evolução da Web (Web 1.0, Web 2.0, Web 3.0 e Web 4.0)
  • Noção de e-learning, b-learning e de ensino à distância
  • Princípios básicos sobre e-learning
  • Vantagens e limitações do e-learning

 

II. PLATAFORMAS DE E-LEARNING (4 horas)

  • Sistemas de gestão de aprendizagem
  • Tipologias e funcionalidades de uma plataforma
  • Pluralidade de plataformas de e-learning
  • Proposta de projeto e disponibilização de recursos

 

III. O PERFIL DO/A E-TUTOR/A  (4 horas)

  • Tutoria em E-Learning
  • Perfil e competências do e-formador/e-tutor
  • Competências do gestor/coordenador da formação
  • A relação pedagógica no Ensino à Distância

 

IV. CONCEÇÃO DE E-CONTEÚDOS  (12 horas)

  • Conceção e organização de E-Conteúdos 
  • Ferramentas para produção de E-Conteúdos 
  • Interoperabilidade em E-Learning

 

V. ANIMAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS ON-LINE  (8 horas)

  • Comunidades virtuais de aprendizagem
  • Ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas
  • Net-etiqueta: boas práticas na comunicação online
  • Estratégias de dinamização e moderação de grupos online

 

VI. MÉTODOS & TÉCNICAS ON-LINE  (4 horas)

  • Caracterização dos métodos pedagógicos em E-Learning
  • Vantagens e limitações dos vários métodos
  • Tipificação das técnicas pedagógicas em E-Learning

 

VII. PLANEAMENTO DE UM CURSO E-LEARNING  (6 horas)

  • Desenho de um curso para E-Learning
  • Seleção de Recursos
  • Calendarização de Sessões Síncronas e/ou Assíncronas
  • Construção de Planos de Sessão
  • Construção de Roteiro de Atividades

 

VIII. ACOMPANHAMENTO & AVALIAÇÃO EM E-LEARNING  (8 horas)

  • Controlo e análise de dados em E-Learning
  • Ferramentas de Avaliação das Aprendizagens e da Formação
  • Avaliação Pedagógica em E-Learning
    • Construção de Instrumento de Avaliação
    • Configuração de Pautas

 

IV. CONCEÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURSO EM E-LEARNING  (10 horas)

  • Conceção do Projeto Final
  • Implementação do Projeto Final

 

 

FORMADOR

CARLOS ALDEIAS

Engenheiro Informático / Investigador / Formador
Mestrado em Engenharia Informática e Computação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Licenciatura em Ciências de Engenharia Informática e Computação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Especialização Avançada em Gestão Integrada da Segurança da Informação, APCER

 

 

INVESTIMENTO: 250,00     =     199,00 € (preço especial de lançamento)

 

 

CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO

 

Candidatura / Inscrição: Deve ser efetuada até 5 dias antes da data de início da ação de formação, mediante o pagamento da formação. O número de participantes é limitado a 12 elementos, sendo as inscrições consideradas por ordem de chegada.

A ICONE reserva-se o direito de não aceitar a formalização de inscrições dos candidatos que não apresentem toda a documentação necessária ao processo. As datas, dias e horários são meramente indicativos, podendo ocorrer alterações caso não estejam reunidas as condições necessárias ao regular funcionamento da formação.

 

 

CERTIFICAÇÃO

 

Certificado de Formação Profissional, emitido via Sigo, atribuído aos/às formandos/as que concluírem o percurso com aproveitamento.

Este website utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização.     Saber mais Concordo